24º Congresso de Marketing ADVB/RS reunirá palestrantes nacionais e internacionais com empresários gaúchos para debate sobre soluções em meio à crise

somos-inovadores-inovação-we-are-innovative-innovation-industria-cni-fiesp-firjan-fiergs-criatividade-brasil-brazil-sao-paulo-porto-alegre-bravence-aldo-della-rosa-91

Congresso de Marketing, uma das principais agendas no calendário anual da ADVB/RS, acontecerá no dia 1 de setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, sob a curadoria do presidente da Vonpar, Ricardo Vontobel. Os paineis contarão com palestrantes como Javier Meza Robayo, Vice-Presidente Mundial da Coca-Cola; Francisco Valim, Consultor de Negócios e ex-presidente de companhias como Via Varejo, OI e Net; Federico Pistono, Consultor para o Google Europa e autor do livro Robôs irão roubar seu emprego, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz, e Gustavo Diament, diretor geral do aplicativo da Spotify na América Latina.

“Aqueles que não estiverem preparados para a crise, deixarão de ser o capitão do barco, para se comportar como passageiros, à espera do fim da tempestade.” Francisco Valim

Em meio a perspectivas negativas do atual cenário econômico, buscar novos caminhos e oportunidades para o mercado gaúcho é o desafio a que se propõe o 24º Congresso de Marketing ADVB/RS. A edição deste ano leva o tema O Futuro será de quem estiver preparado, e a novidade ficará por conta do amplo debate que ocorrerá entre empresários locais e os palestrantes convidados, a fim de avaliarem soluções mercadológicas para a economia adversa. Três especialistas em crise, a exemplo do consultor de negócios e ex-presidente das empresas OI, NET, Serasa Experian e Via Varejo, Francisco Valim – que contribuiu para sanar as finanças de corporações de diferentes ramos ao longo de períodos difíceis da economia do País – dividirão o palco com o curador do evento e presidente da Vonpar, Ricardo Vontobel.

“Queremos debater cada tema abordado com maior profundidade, a fim de aproximar o conteúdo das palestras à nossa realidade local”, justifica Vontobel. O encontro ocorre no dia 1 de setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, e deve contemplar um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre lideranças empresariais, executivos e profissionais de marketing, branding, comunicação e vendas de organizações de todos os setores e segmentos de atuação, além de acadêmicos e imprensa. As inscrições podem ser feitas pelo email: relacionamento@advb.com.br ou pelo telefone (51) 3290.6300. As vagas são limitadas e haverá descontos especiais para associados.

O novo formato vai tornar o congresso mais dinâmico: serão três grandes painéis, seguidos de 50 minutos de conversa com empresários gaúchos, como o Sócio Diretor da 3yz, Roberto Sirotsky, Sérgio Maia, managing partner da Trust & Co Investimentos e Conselheiro de empresas como Vonpar e BSBios, e o vice-presidente de Televisão da RBS TV, Antonio Tigre. Também integram o grupo local, o fundador da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação – EMAPI, Juan Pablo Boeira, o pró-reitor de Administração da UNISINOS, João Zani, e o doutor em Comunicação e palestrante, Dado Schneider.

“Queremos debater cada tema abordado com maior profundidade, a fim de aproximar o conteúdo das palestras à nossa realidade local”, justifica Vontobel. O encontro ocorre no dia 1 de setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, e deve contemplar um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre lideranças empresariais, executivos e profissionais de marketing, branding, comunicação e vendas de organizações de todos os setores e segmentos de atuação, além de acadêmicos e imprensa. As inscrições podem ser feitas pelo email: relacionamento@advb.com.br ou pelo telefone – 3290.6300. As vagas são limitadas e haverá descontos especiais para associados.

“A crise não é universal”, garante o consultor Francisco Valim, que será o primeiro painelista do dia. Ele falará sobre Cenários desafiadores: empresas em transformação, e destacará a importância dos gestores das corporações visualizarem e aproveitarem as possibilidades que surgem em momentos difíceis. “Mesmo no Brasil não são todos os setores que estão com desempenho em queda: várias empresas estão crescendo de 10% a 20% em receita, em relação a 2014. Isso significa que se prepararam melhor.”

Valim sinaliza que onde existir planejamento e estratégias implementadas de forma eficiente, dentro do contexto de cada companhia, não há motivo para preocupação. Contando com a experiência de quem salvou mais de uma empresa da falência, Valim irá fazer um comparativo de cases de companhias em que ele atuou em momentos de dificuldades e outros em que o cenário econômico ajudou. “A ideia é apresentar referências e analisar as estratégias para cada modelo. Mas é preciso deixar claro que aqueles que não estiverem preparados para a crise, deixarão de ser o capitão do barco, para se comportar como passageiro, à espera do fim da tempestade, o que é muito inseguro.”

Para o especialista, o período de turbulência exige que as empresas transformem seus canais de comunicação e de vendas em ferramentas mais eficientes. “Ao contrário de cancelar o investimento, que é o que muita gente faz, focar nesta oportunidade de ganhar espaço no mercado será um diferencial.” Ao reforçar que este ano o evento propõe uma abordagem inspiradora e aplicável à realidade das empresas gaúchas, Vontobel concorda que “acima de tudo, não é momento para se deixar abater.” “É duro, desagradável, mas precisamos manter a confiança no enfrentamento e no futuro”, desafia o presidente da Vonpar. Para ele, mesmo aqueles que não se prepararam para o pior podem driblar as dificuldades apresentadas pelo mercado. “Nestes casos, é fundamental entender o momento atual, agir com rapidez na correção de rumos, e ser capaz de retroceder quando necessário”, opina.

“É preciso acelerar o pensamento e buscar informações e conhecimento, ouvir quem navegou em águas mais calmas e também em mar revolto. Aprender com quem fez o impossível virar case. Processar tudo no aplicativo do agora e inventar um novo futuro. Porque esse futuro, diferente de tudo que se viu no passado, será só de quem estiver preparado.”
(Trecho do Manifesto do Congresso)

O tema do manifesto (acima reproduzido em parte) embasa a proposta do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS. “Em uma era onde nada é constante, em meio a tantas informações, interações e transformações, as decisões estratégicas de marketing são tomadas, invariavelmente, em ambientes complexos, que desafiam a capacidade de formular e programar movimentos bem sucedidos”, lembra o curador do evento.

Para o palestrante internacional, Federico Pistono, consultor para o Google Europa e autor do livro Robôs irão roubar seu emprego, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz, as ferramentas tecnológicas modernas permitem que pequenas e ágeis companhias assumam o lugar de conglomerados gigantes que não investirem em inovação. “Se as empresas não estiverem prontas para se ajustarem às mudanças rápidas, elas vão desaparecer em breve”, sentencia o ministrante da Palestra “Tendências e tecnologias que você não pode ignorar”. O futurista italiano explica ainda que as empresas unicórnio (companhia jovem ou “startup” com um elevado potencial de crescimento em pouco tempo e com uma avaliação de milhões de euros) valem bilhões e empregam menos pessoas que qualquer outra empresa na história. “Isto conduz a uma economia em que 1% de 1% leva todo o patrimônio, enquanto o resto se esforça para sobreviver”.

Um exemplo de empresa unicórnio é o Spotify, que em 7 anos de operação já está avaliada em US$ 8,2 bilhões. Com mais de 75 milhões de usuários ativos no mundo e presente em cerca de 70 países, este serviço de streaming permite escutar músicas gratuitamente pela internet em aplicativos mobile ou computador. Para apresentar as práticas e estratégias adotadas que consolidaram o Spotify, o diretor geral para a América Latina da companhia, Gustavo Diament, fala no 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e compartilha o case e suas experiências.

“Nossa responsabilidade não pode ser simplesmente fazer um bom marketing; mas sim redefinir constantemente como se fará um bom marketing no futuro”, concorda o vice-presidente mundial da Coca-Cola, o mexicano Javier Meza Robayo. Ele irá apresentar o case baseado nos aprendizados da marca de bebidas, que tem como principal diferencial ser oportuna (Timely) e eterna (Timeless) ao mesmo tempo. “Nós temos evidências quantitativas da relação inquebrantável e estreita que existe entre a marca, a categoria e a companhia”, destaca o palestrante.

Meza ressalta que para atingir crescimento sustentável, o marketing da companhia tem de administrar e nutrir essas três dimensões. “Por isso, no mundo inteiro, nós estamos evoluindo nossa estratégia de comunicação da Coca-Cola para dar conta desse desafio, que ao mesmo tempo é uma oportunidade.” Em tempos de crise financeira, o Vice-Presidente Global da Coca-Cola revela: “Nossa principal prioridade nesse momento é ficar próximo do bolso e do coração do consumidor, sem perder de vista a saúde financeira de nosso negócio.”

SERVIÇO

O que | 24º Congresso de Marketing ADVB/RS
Quando | 1º de setembro de 2015
Onde | Teatro do Bourbon Country – Porto Alegre
Horário | 8h às 18h
Inscrições | email relacionamento@advb.com.br ou pelo telefone (51) 3290.6300.
As vagas são limitadas e haverá descontos especiais para associados.

PROGRAMAÇÃO

8h às 9h | Credenciamento

9h5min | Abertura

9h20min às 11h15min | Painel 1 – Cenários desafiadores: empresas em transformação

9h20 às 10h20 – Palestra “Como transformar a empresa em meio a cenários complexos”, com Francisco Valim, consultor de Negócios, foi presidente das empresas OI, NET, Serasa Experian e Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia). Conteúdo: Estratégia Coletiva • Estabelecendo Objetivos • Cultura de Performance • Resiliência e Perseverança • Dividindo os Resultados

10h25min às 11h15min | Talk show

Painelistas:
• Ricardo Vontobel – Curador do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e Presidente da Vonpar S.A.
• Sérgio Maia – Conselheiro de empresas como Vonpar e BSBios, é Managing Partner da Trust & Co Investimentos
• João Zani – Pró-reitor de Administração da UNISINOS

11h20min às 12h | Case Disruptivo
Case Airbnb
• Palestrante: Gustavo Diament, diretor geral do Spotify na América Latina

12h às 13h20min | Intervalo

13h às 15h25min | Painel 2 – Tendências, tecnologias e seus impactos nos negócios

13h30min às 14h30min | Palestra “Tendências e tecnologias que você não pode ignorar”, com Federico Pistono, futurista e autor do livro Robôs irão roubar seu emprego, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz
Conteúdo: Robótica , automação e os desafios da nova economia • A economia Star Trek: rediscutindo o contrato social e os impactos da tecnologia no futuro do trabalho

15h25 às 15h55 | Intervalo

16h às 17h55min | Painel 3 – O branding como grande protagonista das organizações

16h às 17h | Palestra “Coca-Cola Brand: Timely & Timeless”, com Javier Meza Robayo, Vice-Presidente Global da Coca-Cola TM.
Conteúdo: O segredo da marca Coca-Cola: a capacidade de ser oportuna (Timely) e eterna (Timeless) • O papel do Shared-value na construção de marcas • A integração do Planned Marketing, Real-time Marketing e Revenue Marketing na construção de marcas • Ressignificação do marketing para o futuro: o papel dos profissionais de marketing • A relação sinérgica Marca – Categoria – Companhia como motor fundamental para o crescimento do negócio: a responsabilidade do marketing em inspirar, além dos clientes e consumidores, o negócio por inteiro.

17h05min às 17h55min | Talk show

Painelistas:
• Ricardo Vontobel – Curador do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e Presidente da Vonpar S.A.
• Antonio Tigre – Vice-Presidente de Televisão da RBS TV
• Juan Pablo Boeira – Fundador da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação – EMAPI

18h | Encerramento

PAINELISTAS E PALESTRANTES

Ricardo Vontobel – Curador do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS

Administrador, construiu toda sua experiência profissional no Sistema COCA-COLA, com quem sua família está envolvida desde 1948, quando o seu pai iniciou a distribuição dos produtos. Hoje, ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Grupo VONPAR e também o de Presidente da VONPAR S.A., holding que compreende as empresas Vonpar Alimentos (Doce de Leite Mu-Mu, Chocolates Neugebauer, balas e pirulitos) e Vonpar Bebidas, que produz e distribui produtos da Coca-Cola, além de distribuir as marcas da Heineken Brasil no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desde 1998, também é o Presidente da Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola.

Francisco Valim – Consultor de Negócios, foi presidente das empresas OI, NET, Serasa Experian e Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia)

É um dos maiores executivos brasileiros, considerado uma das pessoas mais influentes do Brasil. Foi CEO de diversas organizações como, Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), Oi, Serasa Experian e NET. Também foi CFO da Telemar/Oi. Foi responsável pela formulação estratégica e transformação da cultura em todas as organizações onde atuou, gerando resultados significativos e duradouros, através do engajamento da equipes. Formado em Administração de Empresas pela UFRGS, com especialização em Planejamento Estratégico e Organizações também pela UFRGS. Especializado em Finanças pela FGV e com um MBA pela Univeristy of Southern California.

Javier Meza Robayo – Vice-Presidente Mundial da Coca-Cola, referência em gestão estratégica de marca

Poucos profissionais conhecem tão bem o posicionamento de mercado da Coca-Cola como Javier Meza Robayo. O executivo iniciou seu trabalho na empresa em 1998 e atuou em áreas de branding e marketing em sedes no Equador, Argentina, Costa Rica, Brasil e Estados Unidos, onde está atualmente. Cursou MBA pela San Francisco University, Gestão de Marketing Estratégico e Marketing Digital pela Harvard Business School e Advanced Marketing pela Northwestern University.

Federico Pistono – Empreendedor social, escritor internacional, com trabalhos no The Economist, Google Europa e na Comissão Europeia

É um empreendedor social, jornalista reconhecido e educador científico. Fundador e CEO da konoz, uma startup curadora e organizadora de vídeos educacionais no YouTube. Realiza palestras ao redor do mundo sobre tecnologias exponenciais e seus impactos econômicos na sociedade. Seu trabalho é citado e utilizado por grandes instituições econômicas, Universidades e núcleos de pensadores, como a Society for Human Resource Management (em colaboração com o The Economist), o Google EU Public Policy e a Comissão Europeia.
Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Verona e pela Singularity University, NASA Ames Research Park.

João Zani – Pró-Reitor de Administração da UNISINOS

Diretor das Mantidas ASAV – Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. É professor adjunto da Unisinos no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis e no Mestrado Profissional em Gestão e Negócios. Foi Conselheiro de Administração da Companhia Minuano de Alimentos, do Banrisul e da Recrusul. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Associação de Literatura e Beneficência – AS LB. Atua em consultoria nas áreas de finanças e valor das organizações. É Doutor em Administração pela UFRGS.

Roberto Sirotsky – Sócio Diretor da 3yz

Referência nacional como profissional do Marketing Digital, possui certificado Google Advertsing Professional – GAP. É um dos líderes da 3yz, que desenvolve conteúdos e interação para as marcas, planos de mídia online, ativação de canais de e-commerce, além de produzir sites, hotsites, aplicativos e games. Realizou curso “Cannes Creative Leaders”, pela Berlin School of Creative Leadership, e Curso Executivo na Singularity University. É fundador do Portal Tênis Show.

Antonio Tigre – Vice-Presidente de Televisão do Grupo RBS

É vice-presidente da ADVB/RS. Grande incentivador de entidades no Estado, já fez parte da diretoria do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), da Federasul, da Junior Achievement, da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e da Fundação Bienal do Mercosul. Formado em Análise de Sistemas, com Especialização na área de Finanças, ambos pela PUCRS. Possui MBA da University of Southern California (EUA).

Dado Schneider – Doutor em Comunicação e Palestrante

Professor há 30 anos, já ministrou aulas na UFRGS, PUCRS, ESPM-Sul, HSM Educação e Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Atuou como publicitário durante 20 anos, passando por agências como MPM, Ogilvy, DM9, Escala. Executivo e consultor de marketing por 10 anos e palestrante há 6 anos. É pós-graduado em marketing pela UFRGS e mestre e doutor em comunicação pela PUCRS. Foi o criador da marca Claro. Autor do livro “O mundo mudou… Bem na minha vez!”.

Juan Pablo Dávila Boeira – Fundador da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação – EMAPI

Possui 20 anos de experiência dirigindo áreas de marketing, planejamento, inovação e branding de empresas como Rede Bourbon Shopping e Moinhos Shopping, Lojas Renner S/A, Vonpar/Coca-Cola, Red Bull do Brasil, Grupo Trend, Elemídia (Grupo Abril) e Johnson&Johnson. Especialista Inovação pela Harvard Business School e Dinâmica dos Sistemas pela Massachusetts Institute of Technology. Professor de MBA da ESPM-Sul, UNISINOS, UNIRITTER, FEEVALE, UNILASALLE e Senac/RS.

Sérgio Maia – Conselheiro de empresas como Vonpar e Grupo Vipal, foi presidente do Grupo Sonae no Brasil

Após carreira executiva no Brasil e na Europa, participa de Conselhos de grandes empresas, como Vonpar, BSBios, Santher e PortobelloShop. É membro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Sócio Fundador da Trust & Co Investimentos, que realiza consultoria de gestão e negócios e presta serviços na área de finanças corporativas, fusões e aquisições de empresas. Foi professor de Finanças e de Gestão em Portugal, possui MBA em Alta Direção de Empresas pela Universidade de Navarra (Espanha) e pós-graduação na Europa e Estados Unidos.

Gustavo Diament – Diretor Geral do Spotify na América Latina

Um dos responsáveis por trazer para o Brasil a operação do Spotify, serviço de streaming que permite escutar músicas gratuitamente pela internet em aplicativos mobile ou computador. O Spotify possui mais de 75 milhões de usuários ativos no mundo e está presente em cerca de 70 países. Com ampla carreira na área de marketing, Gustavo Diament foi executivo de grandes empresas como Unilever (Seda), Nextel, Claro, Diageo e AOL Brasil.

Você também poderá gostar...