7 passos para guiar a inovação tecnológica em empresas

Abstract technology business template background. Vector

Pilar básico da transformação digital, inovação cria novas formas de buscar resultados ao observar obstáculos e demandas recorrentes sob uma nova ótica. A inovação tecnológica está associada à criação e desenvolvimento de novas soluções em produtos e processos, por meio da aplicação de tecnologia. Pilar básico da transformação digital, cria novas formas de buscar resultados ao observar obstáculos e demandas recorrentes sob uma nova ótica.

Apesar de ser um termo muito abordado no mercado atual, nem todas as empresas estão prontas para inovar, nem para participar atividade da transformação digital. Para facilitar este movimento, reuni algumas dicas para guiar este processo de forma produtiva e sem traumas.

Passo 1: Por que a inovação é importante?

Nem toda empresa precisa de inovação tecnológica para existir. Mas se fizermos uma rápida pesquisa, verificaremos que as maiores organizações do mundo, as que estão na vanguarda e que abocanham as maiores fatias de seus mercados, investem pesado em P&D (pesquisa e desenvolvimento). Nomes como a Apple, por exemplo, refletem a inovação diretamente em seu valor de mercado.

Entre os pequenos, o sucesso das startups (pequenas companhias muitas vezes ligadas à tecnologia da informação) vem quase que exclusivamente de sua capacidade de inovar ligada a uma nova visão de gestão.

Ou seja: a inovação não é imprescindível para uma empresa atuar, mas garante um lugar de destaque e crescimento que não poderiam ser alcançados de outra forma. Reconhecer isso é um passo fundamental para galgar competitividade.

Passo 2: Entenda os estágios da inovação

O processo de inovação tecnológica passa por fases necessárias para que a empresa possa desenvolver novas soluções em seu ramo de atuação. Inicia pela pesquisa, trabalho do departamento de P&D que irá atualizar a companhia sobre tecnologias e processos utilizados pelos maiores players do mercado e indicar áreas nas quais vale a pena investir. Em seguida, vem o desenvolvimento, que contempla a criação de protótipos, ou seja, um modelo de teste baseado nas informações levantadas durante a pesquisa, que deverá ser utilizado de forma a identificar forças e fraquezas.

Poderão ser criados diversos protótipos, cada um deles visando a corrigir determinados pontos observados durante os testes realizados com o anterior, até que se chegue a um produto, serviço ou processo que atenda as expectativas.

Passo 3: Engenharia

Ao finalizar o protótipo e chegar a um determinado resultado satisfatório, é preciso iniciar a fase de engenharia, na qual será definido como se dará a produção ou distribuição. O protótipo é construído sem levar em conta a escalabilidade necessária para tornar um determinado produto, serviço ou processo comercializável. Essa fase deve buscar exatamente isso — a produção em massa para atender a demanda de um mercado.

Para isso, devem-se realizar pesquisas completas acerca de como produzir, materiais a serem utilizados, fornecedores existentes, mão de obra necessária e outros diversos pontos necessários para a produção e distribuição do protótipo.

Passo 4: Fabricação

Apesar das pesquisas realizadas, iniciar a fabricação de um produto é crítico pois envolve a incerteza da real aceitação do item pelo mercado. Por conta disso, o tamanho do lançamento, os números de produção, a distribuição inicial e outros indicadores devem ser muito bem planejados para evitar desperdícios ou perdas com o novo produto, serviço ou processo.

Passo 5: Marketing

Não é acessório: o Marketing é ponto essencial para o sucesso de qualquer lançamento. É preciso fazer com que o produto, serviço ou processo seja conhecido no mercado, fazer com que desperte interesse e desejo, e isso deve concentrar as atenções da empresa para ter atração satisfatória de clientes.

Passo 6: Melhoria contínua

Lançamento feito, é preciso manter monitoramento constante para verificar o feedback dos clientes e identificar pontos de melhoria e eventuais gaps. Isso ajudará não apenas a melhorar o atual produto, serviço ou processo, mas também a criar novos lançamentos, evoluindo o portfólio da empresa.

Passo 7: Mas e a transformação digital?

É praticamente impossível falar sobre transformação digital sem citar a inovação tecnológica, uma vez que a ligação entre os dois termos se faz de forma natural. O conceito de TD é um processo pelo qual as organizações buscam aprimorar a experiencia do seu usuário/cliente com o fornecedor e produtos, gerando também maior competitividade por meio da implantação de novas tecnologias.

Uma das maneiras de se alcançar a transformação digital em uma empresa é aplicando a inovação tecnológica em seus produtos, serviços e processos, buscando por aumento de resultados, melhoria de desempenho e maior alcance. Por conta disso, buscar a inovação tecnológica é uma das principais características das novas empresas, que utilizam a transformação digital como motor de crescimento e desenvolvimento.

Você também poderá gostar...