A história do “Post-it”

Você já deve ter ouvido falar e até mesmo ter usado um “Post-it”, que são aqueles papéis pequenos e coloridos com uma fita adesiva no verso, em geral utilizados para recados e breves anotações. Conheça o início da história e como surgiu essa inovação.

Em geral, a invenção surge através de um processo criativo, muitas vezes, sem um objetivo comercial definido. Quando esta invenção chega à sociedade e passa a produzir resultados, poderá ser chamada de inovação.

Uma situação que exemplifica esse fato é a do, hoje famoso, “post-it”, bloquinho de recado produzido pela 3M. Tudo começou em 1968 quando Spence Silver, pesquisador da 3M descobriu um novo adesivo. O mesmo transformava-se em pequenas esferas que não se dissolviam, não derretiam e eram extremamente adesivas, tendo o diâmetro de uma folha de papel, mas sem muita aderência quando aplicado às fitas.

Após cinco anos de pesquisa em cima do novo invento e esforços da equipe em encontrar utilidade para a criação, nada foi desenvolvido e Silver chegou à conclusão de que ele havia criado era apenas uma invenção e não uma inovação.

Isso mudou em 1977, quando Art Fry, outro funcionário da 3M, percebeu que poderia utilizar a fita para colar em pequenos pedaços de papel, servindo como marcadores de pequenos recados. Porém ele se viu em dificuldades para explicar o que queria com essa nova “técnica” e por isso decidiu produzir uma quantidade destes blocos para que os funcionários da 3M fizessem testes e descobrissem por eles mesmos como utilizar essa nova invenção. O resultado disso foi o lançamento do “post-it” no ano de 1981.

A pergunta é: podemos inovar sem inventar algo novo? Sim, é possível, isso por que, hoje é muito difícil você afirmar que criou algo, é mais provável que você tenha modificado, ampliado, melhorado algo para um bem comum, o que resulta em uma inovação sem necessariamente uma invenção.

somos-inovadores-inovação-we-are-innovative-innovation-industria-cni-fiesp-firjan-fiergs-criatividade-brasil-brazil-sao-paulo-porto-alegre-bravence-aldo-della-rosa-62

 

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-historia-do-post-it/87031/

Você também poderá gostar...