Ciência, transcendência e inovação são debatidos em seminário gratuito

somos-inovadores-inovação-we-are-innovative-innovation-industria-cni-fiesp-firjan-fiergs-criatividade-brasil-brazil-sao-paulo-porto-alegre-bravence-aldo-della-rosa-84

Evento terá participação de Kenneth Miller, da Brown University, EUA.

A relação entre ciência, transcendência e inovação estará em pauta no 10º Seminário Internacional Universidade, Inovação, Ciência e Transcendência, nos dias 26 e 27 de agosto na PUCRS. O evento é aberto ao público e tem entrada franca, com inscrições limitadas no site www.pucrs.br/eventos/inovacao. Na palestra de abertura, no dia 26, às 15h30min, o tema Criacionismo, evolução e a compatibilização entre ciência e religião será abordado pelo professor Kenneth Miller, da Brown University, dos Estados Unidos. Pesquisador da área de Biologia, Miller é conhecido por ser católico convicto e contrário ao criacionismo, ideia de que Deus criou o mundo em sete dias. Por outro lado, o cientista é um estudioso da evolução das espécies e defende que a religião não precisa ser oposta à ciência e, por essa relação, recebe destaque mundialmente.

Também serão abordadas as perspectivas neurocientíficas da espiritualidade e valores sociais em palestra ministrada por André Palmini, chefe do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da Universidade, e Jaderson Costa da Costa, diretor do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul. O tema Ciência e Transcendência: onde está a verdade será abordado pelo Ir. Clemente Juliatto, ex-Reitor da PUCPR. Já os professores da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS Nythamar de Oliveira e Ernildo Stein ministram a palestra Ciência e transcendência: Uma perspectiva filosófica e teológica. A diretora de Educação do Banco Mundial, Claudia Costin, falará sobre Universidade no século 21 no encerramento do encontro no dia 27, às 15h45min. A programação completa está disponível no site citado.

As atividades buscam oportunizar uma reflexão sobre o significado e o lugar da transcendência na universidade, na inovação e na ciência, debater aspectos teológicos e éticos, além de identificar formas de relação entre pesquisa e transcendência na área da neurociência. O seminário ocorre no teatro do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre) e é promovido pela Reitoria e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS.

Você também poderá gostar...

4.342 Responses