POA sedia encontro mundial de inovação da BRK

bravence-somos-inovadores-inovacao-aldo-della-rosa-gestao-palestras-palestrante-mobile-software-sites-eu-amo-cidade-polos-comerciais-porto-alegre-canoas-midia-jornal-revista-tv-canoense 21

Pesquisadores e cientistas da Braskem de suas unidades do Brasil, Estados Unidos e Europa estão reunidos em Porto Alegre participando, de 15 a 16 de outubro, da 2a Conferência Global de Inovação e Tecnologia promovida pela empresa. A capital gaúcha transforma-se, nesses dias, no centro de troca de conhecimento, desafios, soluções, projetos e avanços em pesquisas que contribuem para o desenvolvimento de soluções do plástico e da química para melhorar a vida das pessoas.

Temos, no polo de Triunfo, o maior centro de pesquisa e desenvolvimento da área química e petroquímica da Braskem. Dos 310 pesquisadores que atuam na empresa, 200 estão no RS. Boa parte do trabalho de pesquisa e desenvolvimento acontece em Triunfo. É a partir daqui que expandimos a nossa fronteira tecnológica da química de renováveis e da petroquímica”, afirma Patrick Teyssonneyre, diretor de Tecnologia e Inovação da Braskem

O 1o dia de conferência contou com a participação de 200 pessoas. Os profissionais que atuam nas áreas de inovação e tecnologia da empresa apresentarão durante os dois dias do evento cerca de 100 trabalhos científicos gerados a partir de projetos em andamento na Braskem, dentre os quais estudos que foram ou poderão ser exibidos nas principais conferências internacionais de pesquisa de polímeros.

Esses trabalhos, parte deles realizados em colaboração com instituições de ensino e pesquisa reconhecidas mundialmente, representam uma amostra da pesquisa em polímeros, químicos renováveis e petroquímicos básicos realizada pela Braskem nos seus laboratórios de biotecnologia em Campinas – SP, tecnologia de processos em Mauá – SP, e nos Centros de Tecnologia e Inovação, em Triunfo – RS, e em Pittsburgh, nos EUA”, afirma Fabio Lamon, gerente da Ciência de Polímeros da Braskem e um dos responsáveis pela organização da conferência.

Organizados por áreas de concentração, os pesquisadores iniciaram a apresentação de estudos científicos e resultados que fundamentam o desenvolvimento de novos produtos para aplicações especiais como embalagens de alta barreira e polímeros ativos e inteligentes, tecnologias de processos e catalisadores para novas famílias de resinas para embalagens rígidas e flexíveis, calçados, tubos, automobilística, construção civil, agricultura, e novas matérias-primas e químicos obtidos a partir de fontes renováveis.

Ao final, serão conhecidos os autores do melhor trabalho em cada uma das áreas de concentração: polímeros, catálise, tecnologia e químicos renováveis. A empresa também entregará o Prêmio Inventores Braskem aos 25 pesquisadores responsáveis por patentes depositadas em 2014.

Cerca de 60% dos trabalhos a serem apresentados são de pesquisadores do Centro de Tecnologia do Polo Petroquímico de Triunfo, o que mostra a sua relevância mundial em inovação para a Braskem. Atualmente, o Centro de Tecnologia e Inovação conta com 200 profissionais no Rio Grande do Sul, entre químicos, engenheiros e técnicos.

Em dezembro de 2014, o portfólio da área de Inovação da Braskem contemplava 261 projetos para o desenvolvimento de novos produtos e processos, totalizando um valor presente líquido de US$ 2,5 bilhões. Desse total, cerca de 200 projetos são tocados por profissionais do CTI, em Triunfo. Neste mesmo ano, foram depositados 88 novos pedidos de patentes, totalizando 852 documentos.

A conferência também conta com a presença de dois professores de renome internacional na área da química, o italiano Vincenzo Busico, da Universidade de Napoli, e a professora Julia A. Kornfield, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Caltech. Vincenzo Busico, que também é membro do Conselho Científico da Braskem. Julia fez a palestra de abertura do evento sobre avanços na pesquisa em polímeros.

www.somosinovadores.org

Você também poderá gostar...