Ponto de Vista – A Inovação é necessária

somos-inovadores-inovação-we-are-innovative-innovation-industria-cni-fiesp-firjan-fiergs-criatividade-brasil-brazil-sao-paulo-porto-alegre-bravence-aldo-della-rosa-94

Quando o assunto é inovação tecnológica se torna fundamental atentar à exatidão do conceito dada a abrangência do mesmo. A visão com base somente no aspecto hardware (produto) é míope, considerando o potencial de desenvolvimento econômico e social.

Fundamental é destacar que devido aos efeitos da globalização, o padrão de consumo das pessoas não respeita os limites nacionais, sendo elas compelidas a adquirir produtos desenvolvidos no mundo todo, afetando a economia nacional pela necessidade de importação.

Assim, não deter conhecimentos para transformá-los em inovações, cria um ciclo pernicioso e insustentável. Sendo que a falta de  articulação com estas tecnologias não permitirá diminuir a dependência de países mais avançados e diminuir a curva de aprendizagem local.

Este aspecto impacta as políticas macroeconômicas e necessita ser discutido nas diferentes esferas de governo. No início de 2015, foi promulgada pelo Senado Federal a emenda Constitucional 85/2015, para corrigir a distorção de impedir o Poder Público de investir diretamente em atividades e entidades que desenvolvem inovação. O Estado de São Paulo, paralelamente,  instituiu o SPAI – Sistema Paulista de Ambientes Inovadores.

Cabe entender que a inovação tecnológica é complexa e dependente de pacotes que envolvem sistemas de certificações, financiamentos, testes, ensaios e apoio especializado. A antiga figura do inventor “Eureka”, bem sucedido, somente é possível atualmente apoiada em serviços técnicos especializados.

Por isso a defesa da criação de ambientes de inovação para desenvolver novas empresas. O exemplo norteamericano, já devidamente incorporado nas economias asiáticas e europeias, traz referências de sucesso que devem ser replicados nas economias locais.

Precisamos qualificar as nossas industrias e adensar a base técnica científica na cidade.

 

Devanildo Damião é mestre e doutor em Gestão Tecnológica pela USP.

Você também poderá gostar...