Professora norte-americana qualifica Canoas como gestão inovadora * Notícias

bravence-aldo-della-rosa-somos-inovadores-professora-norte-americana-canoas-qualifica-inovadora-projetos-e1453829463855

A professora de Estudos do Trabalho da Universidade de Indiana Northwest (Estados Unidos), Ruth Needleman, fez uma visita cortesia ao prefeito Jairo Jorge na manhã desta sexta-feira (15). No encontro, Ruth Needleman entrevistou o prefeito, sobre a sua gestão inovadora e participativa desenvolvida nos últimos sete anos. Acompanharam a visita, a secretária de Desenvolvimento Social (SMDS), Maria Eunice Wolf, e a secretária especial de Relações Internacionais e Cooperação (CRIC), Deise Martins. Durante a semana a educadora da UI Northwest teve a oportunidade de conhecer alguns projetos, programas e o trabalho realizado por algumas secretarias da Administração Municipal. Ruth se interessou pela gestão desenvolvida em Canoas, ainda em 2014, quando participou do Fórum Mundial de Educação. Ela escreveu um artigo acadêmico sobre as experiências implementadas no Município.  “Canoas tem uma experiência única de radicalização da democracia, tem uma visão para o futuro”, ressalta. Na sua avaliação, a cidade construiu um modelo estimulador do pensamento crítico e mobilizador da sociedade, criaram-se novas formas de participação da cidadania”.

Após a agenda com o prefeito, Ruth Needleman visitou a Cooperativa Casulo, no bairro Mathias Velho, para conhecer o trabalho de geração de renda e sustentabilidade. Ruth pode conferir de perto as técnicas utilizadas pelas artesãs para transformar garrafas PET em produtos de arte, as luminárias e objetos de decoração do Natal da Transformação de Canoas. Segundo Ruth, o interesse pela Cooperativa Casulo, se insere como uma alternativa viável para subsídios de projetos de Economia Solidária que poderão se desenvolver na cidade de Gary, também, já que a cidade sofre com altas taxas de desemprego atualmente. Na quarta-feira (13), Ruth esteve na Coordenaria de Relações Internacionais e Cooperação (CRIC), e nas secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (SMDS). Foi recebida pela secretária da CRIC, Deise Martins, que apresentou o processo de internacionalização de Canoas. Na ocasião, foi articulado que, em junho deste ano, Canoas receberá uma delegação de Gary (Indiana), cidade natal de Ruth e da UI Northwest, composta pela prefeita Karen Freeman- Wilson, acadêmicos, representantes sindicais e da sociedade civil. O grupo vem à cidade para conhecer as políticas públicas implantadas no Município. Na SMDS, a secretária Maria Eunice apresentou iniciativas, como a Cidades da Solda.

O secretário Célio Piovesan apresentou na quinta-feira (14) o Sistema de Participação Popular e Cidadã de Canoas. Neste sábado, a professora norte-americana estará no Prefeitura na Rua, na Praça Dona Mocinha (bairro Niterói), conhecendo o funcionamento de uma das 13 ferramentas de Participação. Ruth Needleman participou como palestrante do Fórum Social Mundial de Canoas em 2014. Foi professora da UI Northwest, na cidade de Gary, no Estado de Indiana (EUA) durante 30 anos antes de aposentar-se em 2010. Foi coordenadora do Swingshift College. Seus principais temas de estudo e área de atuação envolvem o trabalho internacional e questões de direito, processo civil e conflitos trabalhistas. Ela foi responsável por expandir o programa de Estudos de Trabalho, oferecendo intercâmbio internacional que permitiram que alunos adquirissem conhecimento em primeira mão e introspecção em movimentos operários de outros países, economias e cenários políticos.

Você também poderá gostar...