Semana do Jornalista da ESPM-Sul debate as inovações no jornalismo

A proposta do ciclo de palestras é trazer profissionais de destaque do mercado para aprofundar a discussão sobre as tendências, os desafios e a inovação na área.

A ESPM-Sul preparou uma programação especial para celebrar o Dia do Jornalista, comemorado na sexta-feira, 7 de abril. Durante a semana, entre 3 e 7 de abril, a instituição receberá profissionais que são protagonistas no cenário da comunicação contemporânea a fim de contarem um pouco sobre suas trajetórias e experiências. A programação conta com palestras diárias para abordar as perspectivas, desafios e a inovação no jornalismo. Além disso, estão programadas oficinas à tarde nos laboratórios da Escola e o evento é aberto ao público. As palestras e oficinas têm inscrições gratuitas.

“A programação está bastante diversificada, com destaque para o jornalista da Rede Globo, Caio Cavechini, da equipe do Profissão Repórter, da TV Globo. O trabalho desenvolvido por ele, tanto com relação às grandes narrativas na TV quanto na realização de documentários, é uma referência para o público jovem, que busca inspiração para desenvolver uma carreira inovadora no jornalismo”, destaca a Diretora do curso de jornalismo da instituição, Janine Lucht.

Na abertura do evento, no dia 3 de abril, segunda-feira, às 11h, a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, irá falar sobre “Modelos de sustentabilidade para o jornalismo digital”, com palestra seguida de bate papo com o público sobre as inovações digitais implementadas pelo grupo em um cenário de crise de modelo de negócio.

À noite, às 19h30min, o diretor de comunicação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Douglas Lunardi, falará sobre “Comunicação corporativa no meio esportivo: crescimento e profissionalização”. O palestrante irá abordar a crescente profissionalização da comunicação corporativa na área de esportes, principalmente do futebol, do perfil dos profissionais que a área precisa e do impacto positivo das estratégias de comunicação para que o esporte possa atingir seus objetivos.

No dia 4 de abril, terça-feira, às 19h30min, será a vez do jornalista e documentarista que faz parte da equipe do ‘Profissão Repórter’ – programa semanal da Rede Globo indicado ao Emmy Awards em 2012 –, Caio Cavechini. O repórter abordará o tema “Telejornalismo e grandes narrativas”.

O jornalismo investigativo e convergência de mídias será o assunto da palestra do jornalista e editor do GDI-RBS, Carlos Etchichury, que ocorrerá na quarta-feira, dia 5 de abril, às 11h. Inspirados na equipe Spotlight, do jornal americano Boston Globe e que dá nome ao melhor filme do Oscar 2016, o grupo gaúcho é formado por nove repórteres e um editor. Seu objetivo é apurar denúncias sobre assuntos que impactam a sociedade. Como novidade, o núcleo integra jornal, rádio e TV. Carlos contará como tem sido a experiência de um grupo focado em investigações especiais e que trabalha para diversas plataformas.

Já na quinta-feira, dia 6 de abril, às 11h, ocorrerá a palestra sobre “Radiojornalismo e as redes sociais”, ministrada pela jornalista especializada em política e apresentadora do programa Timeline, na rádio Gaúcha, Kelly Matos.

Na manhã do encerramento, 7 de abril, sexta-feira, será celebrada a Páscoa com 50 crianças. Os alunos do curso de jornalismo da ESPM-Sul levarão ovos de chocolate e vão ajudar as crianças a fazer a Árvore da Vida. Um momento de integração, descontração e alegria, com música e brincadeiras. A Árvore da Vida depois de preparada por todos será plantada na Kinder, – entidade filantrópica que educa, reabilita e habilita mais de 300 bebês, crianças e adolescentes com deficiências múltiplas – coordenado pela professora da instituição, Ana D’Amico.

Você também poderá gostar...