Universidade Feevale e Feevale Techpark integram missão para China e Coreia do Sul

Cleber Prodanov, pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale, e Alexandre Peteffi, gestor executivo do Feevale Techpark, partiram ontem.

Inicia na segunda-feira, dia 14, e segue até o dia 25 a missão técnica 2015/02 com destino para China e Coreia do Sul, da qual participam a Universidade Feevale e o Feevale Techpark. A iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec e realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Consecti. Durante duas semanas, a delegação brasileira fará visitas a ambientes e centros de inovação, além de participar da 32ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), que será realizada em Beijing, na China.

Nessa iniciativa, a Universidade Feevale será representada pelo pró-reitor de Inovação, Cleber Prodanov, e o Feevale Techpark, por seu gestor executivo, Alexandre Peteffi, que viajaram ontem, 11. Com o objetivo de, durante as duas semanas de missão, proporcionar contato com os sistemas de inovação de ambos os países, estão previstas visitas a parques tecnológicos, universidades, centros de inovação e negócios, onde serão realizadas reuniões, encontros e diálogos com agentes dos sistemas de inovação locais.

A missão inicia na Coreia do Sul, onde os 27 participantes visitarão mais de 10 ambientes de inovação, entre empresas, parques tecnológicos, instituições de pesquisa e desenvolvimento, entre outros. “Nosso foco é conhecer modelos de negócio, governança e operacionalização, além de compreender o funcionamento desses atores no ecossistema de inovação local, a fim trazer esses exemplos para o Brasil. Trata-se de uma agenda de cooperação bilateral que visa à formalização de parcerias com empresas, universidade e parques tecnológicos daqueles países”, explica Prodanov.

Já na segunda semana, a delegação brasileira parte rumo à China, onde participará da 32ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), em Pequim. “Essa é uma oportunidade única, na qual acontecem apresentações de boas práticas realizadas por parques e incubadoras do mundo todo, por exemplo, mostrando o que é novidade em ambientes de inovação”, destaca. Na China, também conhecerão o Yangqing Science Park, um parque tecnológico que abriga 1.500 empresas. “Trata-se de uma missão muito importante, pois reúne diferentes parques tecnológicos e, além disso, participaremos da convenção, onde poderemos conhecer iniciativas de sucesso. Para o Feevale Techpark é uma ação que colabora fundamentalmente para sua internacionalização”, aponta Peteffi.

Você também poderá gostar...