5 pontos de atenção para suas parcerias de inovação

somos-inovadores-inovação-we-are-innovative-innovation-industria-cni-fiesp-firjan-fiergs-criatividade-brasil-brazil-sao-paulo-porto-alegre-bravence-aldo-della-rosa-81

Entenda com que se preocupar ao ir em busca de parcerias de inovação para o seu negócio
Quando a inovação faz parte da estratégia da empresa, as ações de inovar tornam-se um desafio. Além das metodologias utilizadas, a própria inovação precisa se “renovar” de acordo com fatores internos, como tamanho da empresa, e com fatores externos, principalmente políticos e macroeconômicos.
É comum por parte da mídia uma supervalorização dos cases de empreendedores que, com uma ideia e pouco investimento, tornaram-se lendas mundiais, sinônimos de sucesso. Devemos entender que eles são exceções. O desenvolvimento das ideias de negócio por si pode demandar poucos recursos, porém, na “vida real”, transformá-la em uma inovação que gera nota fiscal demanda investimentos, que sempre podem ser formados por meio de parcerias. Por isso, listo 5 pontos que merecem atenção em parcerias de inovação:
1. Ter clareza da estratégia
É comum empresas saírem em busca de um produto ou serviço revolucionário que, por um golpe de sorte, venha trazer visibilidade e independência financeira ao negócio, o que pode até acontecer. Porém, na prática, uma estratégia contendo objetivos e metas claras possui maior probabilidade de sucesso para ambos os parceiros de inovação.
2. Definir bem os parceiros
A depender do projeto, a definição do parceiro exige análises aprofundadas. O governo brasileiro já apresenta uma série de fomentos para inovação em diversas áreas do conhecimento.
Quando a decisão envolve projetos tecnológicos, a boa notícia é que, com a Lei de Inovação brasileira, parcerias com Universidades e Centros Tecnológicos passaram a contar com protocolos que facilitaram a negociação. Antes da lei, a maioria dos recursos para inovação estava direcionada aos órgãos e empresas públicas. Aportar investimentos para empresas privadas era considerado um ato quase pecaminoso. Neste contexto, as universidades faziam pesquisas desconectadas do mercado, pois o objetivo era apenas gerar papers. Do outro lado, ficavam as empresas, sem recursos financeiros e pesquisadores (mestres e doutores) para apoiá-las em projetos de cunho tecnológico que lhe garantiriam competitividade e crescimento sustentável.
A Lei de 2004 estabeleceu que universidades públicas poderiam dividir seus recursos humanos e de infraestrutura de pesquisa com o setor privado, sendo um marco para a área de P&D no país, pois facilitou e estimulou a interação entre a academia e o setor produtivo. Atualmente, amparados pela lei, tanto empresas como pesquisadores podem desenvolver projetos em parcerias financiadas por fundos governamentais, a chamada “hélice tríplice”. Com essa proximidade, os projetos ficam direcionados às necessidades das empresas que, via de regra, conhecem o consumidor. O resultado é o melhor atendimento ao mercado e o fortalecimento da economia do país.
Além dos fomentos tradicionais à inovação ofertados pela Finep, BNDES e CNPq, o governo federal em 2014 formalizou a abertura de um novo e importante órgão para este fim: a Embrappi – Empresa Brasileira de Apoio à Pesquisa Industrial. Diferentemente do modelo padrão de parceria dos demais órgão citados – mais burocráticos – a Emprappi tem protocolos mais simplificados. O governo federal selecionou alguns Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) – como IPT, INT, ITA, Lactec entre outros – para receberem verbas para atender as demandas de projetos inovadores. A contrapartida das empresas fica em por volta de 30% do valor requerido. A vantagem está no relacionamento direto entre empresa e ICT e na agilidade no atendimento da demanda tecnológica.
Acordos de parcerias com clientes são também opções interessantes no desenvolvimento de projetos inovadores. Além da viabilização de projetos pela somatória de recursos, une-se, por exemplo, a capacidade técnica e científica da empresa com o conhecimento de mercado e a capilaridade do distribuidor para introdução do produto ou serviço no mercado. Mas é importante salientar que essas parcerias podem trazer impactos negativos no relacionamento com stakeholders que ficam de fora da parceria. É preciso estudo do custo-benefício e um plano de contingência para minimizá-los.
3. Atenção a compatibilidade de cultura
Embora pareça óbvio que parcerias sustentáveis ocorram com sócios de culturas similares, muitas vezes as negociações para inovação ocorrem dentro de um campo puramente técnico. Essa miopia no alinhamento das visões pode, no curto prazo, esconder visões e conceitos não coincidentes entre as partes, que podem levar o projeto ao fracasso na fase de sua implementação.
4. Controlar prestação de contas
Um ponto de extrema importância com o uso de fomentos governamentais é a presença na empresa de profissionais com capacidade técnica-administrativa para gerenciamento dos recursos e prazos acordados. Uma prestação de contas indevida, além de prejuízos imediatos à empresa, fechará as portas para futuras parcerias, sobretudo com órgãos públicos.
5. Visão de Longo prazo, sem atropelos
Por mais recursos humanos e financeiros que possam ser disponibilizados à inovação, não é possível entrar em um “worm hole” – um atalho – para encurtar o tempo do projeto. O processo de parcerias, principalmente tecnológicas, demandam negociações aprofundadas, seja na esfera privada ou governamental. Vencida a primeira batalha de negociações, vem o desenvolvimento de projeto, que, via de regra, traz surpresas que consomem tempo e paciência dos interlocutores.

Há um consenso no mundo dos negócios que o sucesso não pertence aos grandes, e sim, aos mais rápidos. Com base neste chavão, podemos concluir que parcerias para inovar podem trazer maior velocidade aos projetos e resultados positivos para as empresas. Mas é importante não confundir senso de urgência com atropelos. Dessa forma, uma análise racional dos itens citados acima propiciará resultados mais previsíveis nas parcerias de inovação e, consequentemente, maior chance de crescimento sustentável do negócio.

https://endeavor.org.br/parcerias-inovacao/

Você pode gostar...

31 Resultados

  1. 03/22/2019

    body wand personal massager

    […]Every after inside a when we pick out blogs that we study. Listed below would be the most recent websites that we choose […]

  2. 03/26/2019

    dp sex toys

    […]Here is a good Weblog You may Uncover Exciting that we Encourage You[…]

  3. 03/27/2019

    Desert safari Offers

    […]always a massive fan of linking to bloggers that I appreciate but don’t get a great deal of link adore from[…]

  4. 03/28/2019

    lawn care in atlanta ga

    […]please go to the web pages we stick to, like this one, as it represents our picks from the web[…]

  5. 03/28/2019

    mobile iphone repair

    […]although internet sites we backlink to below are considerably not associated to ours, we feel they’re essentially really worth a go by means of, so have a look[…]

  6. 04/01/2019

    Google

    Every when inside a although we pick out blogs that we read. Listed beneath would be the most current internet sites that we select.

  7. 04/01/2019

    girth enlargement

    […]The information mentioned in the report are a few of the most effective out there […]

  8. 04/02/2019

    دوربین

    Thank you for some other fantastic report. Where else might just any person get that type of information in these kinds of an perfect implies of composing? I have a presentation following 7 days, and I am on the lookup for these kinds of information.

  9. 04/02/2019

    دوربین

    When I to begin with commented I clicked the “Notify me when new responses are added” checkbox and now every time a comment is extra I get 3 emails with the same remark. Is there any way you can eliminate me from that services? Thank you!

  10. 04/05/2019

    how to find g spot

    […]Here is a good Blog You might Discover Fascinating that we Encourage You[…]

  11. 04/05/2019

    ترمیم مو

    Sohan is also currently being accused of leaving the jurisdiction in December previous 12 months with no permission.

  12. 04/06/2019

    vpn ایفون

    Hey there! I recently noticed your internet site and I undoubtedly take pleasure in it. I adore to speak about omega xl from time to time. Great to be close to, many thanks a good deal!

  13. 04/06/2019

    vibrator reviews

    […]one of our guests just lately recommended the following website[…]

  14. 04/07/2019

    Porn City

    […]Every once in a even though we choose blogs that we study. Listed beneath would be the most up-to-date sites that we choose […]

  15. 04/08/2019

    دوربین

    Howdy would you mind permitting me know which webhost you are employing? I have loaded your website in 3 entirely different browsers and I must say this website masses a whole lot quicker then most. Can you recommend a excellent hosting provider at a s…

  16. 04/08/2019

    real penis dildo

    […]always a major fan of linking to bloggers that I like but really don’t get a lot of link appreciate from[…]

  17. 04/08/2019

    Nerf Gun

    […]Here is a great Blog You may Find Intriguing that we Encourage You[…]

  18. 04/10/2019

    mail order brides

    […]we came across a cool site that you simply may take pleasure in. Take a search should you want[…]

  19. 04/11/2019

    make more money

    […]one of our guests lately proposed the following website[…]

  20. 04/11/2019

    free work from home jobs

    […]check beneath, are some completely unrelated web sites to ours, having said that, they are most trustworthy sources that we use[…]

  21. 04/13/2019

    vpn ایفون

    With respect to ergonomics and the innovative technilogy Heuer replica watches have been the great samples of athletics watches.

  22. 04/14/2019

    ترمیم مو

    here are some backlinks to world wide web pages that we website link to since we come to feel they are truly value visiting

  23. 04/15/2019

    دوربین

    I know this if off matter but I’m seeking into commencing my very own weblog and was curious what all is essential to get set up? I’m assuming getting a blog like yours would expense a quite penny? I’m not very internet savvy so I’m not 100% specific.…

  24. 04/15/2019

    دوربین

    the time to review or get a seem at the articles or web-sites we have linked to under the

  25. 04/15/2019

    can i afford to buy a house

    […]please stop by the internet sites we comply with, including this a single, as it represents our picks in the web[…]

  26. 04/15/2019

    دوربین

    Appreciating the time and work you set into your site and comprehensive data you offer. It’s great to appear throughout a blog each as soon as in a although that is not the exact same undesired rehashed information. Great study! I’ve saved your interne…

  27. 04/15/2019

    how to buy a home with bad credit

    […]here are some links to web sites that we link to mainly because we feel they may be really worth visiting[…]

  28. 04/16/2019

    دوربین

    Hi would you brain stating which site system you are functioning with? I’m arranging to start my own blog soon but I’m getting a challenging time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The purpose I ask is due to the fact your de…

  29. 04/16/2019

    دوربین

    though websites we backlink to under are considerably not related to ours, we really feel they are actually really value a go by way of, so have a search

  30. 04/16/2019

    دوربین

    Howdy would you brain letting me know which webhost you’re using? I have loaded your site in three totally distinct browsers and I have to say this weblog loads a great deal more quickly then most. Can you advocate a very good internet hosting supplier…

  31. 04/18/2019

    Vibrating Beads

    […]below you will obtain the link to some sites that we believe you must visit[…]